SAÚDE BUCAL

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Saúde bucal em dia:

Quer ter um sorriso saudável e evitar as temidas cáries e a gengivite? Saiba que além da escova de dentes e do fio dental, o cuidado com a alimentação pode ser um grande aliado para manter a sua saúde bucal em dia. Ficou interessado? Confira algumas dicas valiosas sobre nutrição:

  • Procure evitar a ingestão de alimentos que tenham açúcar entre as refeições. Eles contribuem para a produção de ácidos, que formam as placas bacterianas. Elas atacam o esmalte dos dentes, o que, com o passar do tempo, pode formar uma cárie. Dê preferência a carnes, queijo, leite, cereais, frutas e verduras.
  • Tenha em mente que o grande risco do açúcar para os dentes não é a quantidade que ele é ingerido, e sim a frequência. Especialistas sugerem que é melhor ingerir o açúcar de uma só vez e, de prefência, logo após a refeição. Isso porque o açúcar age de maneira menos prejudicial quando é metabolizado com outras substâncias.
  • Evite bebidas que contenham muito corante, pois elas podem manchar seus dentes.
  • Evite também as bebidas e comidas muito ácidas, elas podem causar erosões dentárias e sensibilidade excessiva.
  • Você já sabe que o ideal é ingerir pelo menos dois litros e meio de água por dia. Mas você sabia que ela também tem um papel importante na saúde bucal? A água tem a função de aumentar o fluxo salivar. Isso diminui a quantidade de alimentos entre os dentes, o que reduz as chances de cáries, aftas e também o mau-hálito.
  • Os alimentos como leite fermentado, iogute, queijo e leite são ricos em proteínas, cálcio, fósforo e ácido láctico. Eles ajudam a combater bactérias e fortalecem os dentes.
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